1º Eu nasci em SBC e nunca tinha ido pra minha cidade.
2º Ontem eu fui.
3º Tinha um curso que era importante pro desenvolvimento do meu TCC da faculdade, fiz minha inscrição e fui.
4º A faculdade é linda, e parece uma mini cidade.
5º Não desdenhando da que Deus me deu a oportunidade, mas eu não vou negar, que a Metodista dá de 10x0 na minha.
Mas vamos ao que interessa.
Eu anotei aquilo que achei mais importante e vou transcrever aqui pra vocês.
As principais causas de ter que melhorar um serviço continuamente:
- Urbanização
- Exigências
- Disponibilidade de capital
- Mudanças tecnológicas.
O principal erro encontrado na prestação de serviços é a comunicação. Sempre falta informação ao cliente, daí surge a necessidade de explicar muito bem o que será feito e como será feito.
Um serviço torna-se melhor do que do que outro se tiver algo que o diferencia.
Ao contrário dos produtos, os serviços são consumidos enquanto são produzidos.
O mercado de serviços está ligado à sensações/ emoções, a preferência pelo serviço se dá pelas emoções/sensações causadas no cliente.
É preciso adaptar-se ao público alvo (vestimentas, linguagem).
O cliente precisa entender que ele está pagando o serviço e não comprando o prestador de serviço.
Os problemas devem ser solucionados o mais rápido possível.
"O essencial é invisível aos olhos"
O serviço agrega valor a um produto tangível.
Um bom serviço atrai a atenção do cliente.
"Serviços são todas as ações e reações que os clientes percebem que compram". (Fedex)
Ao contrário dos produtos, os serviços possuem 8 p's:
- Produto;
- Preço;
- Praça;
- Promoção (divulgação);
- Produtividade (tempo de execução dos serviços);
- Perceptíveis (cheiro, clima, organização);
- Pessoas (apresentação compatível com o serviço prestado);
- Processos (tempo necessário para execução do serviço).
Administrar serviços é planejar e executar, coordenando as atividades de marketing, operacional e recursos humanos.
Caso Goldstar Beer - campanha Thanks God you're a man
É preciso entender e atender a expectativa dos clientes, não só as necessidades.
Até porque descobrir quais destes abaixo é o perfil do cliente que você pode atender não é fácil:
- Aliado;
- Refém;
- Anarquista;
- Paciente;
- Tolerante;
- Intolerante;
- Vítima;
- Terrorista;
- Incompetente;
- Campeão.
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