Pular para o conteúdo principal

Curso de Marketing de Serviços - Metodista.

Rasgação de seda.
1º Eu nasci em SBC e nunca tinha ido pra minha cidade.
2º Ontem eu fui.
3º Tinha um curso que era importante pro desenvolvimento do meu TCC da faculdade, fiz minha inscrição e fui.
4º A faculdade é linda, e parece uma mini cidade.
5º Não desdenhando da que Deus me deu a oportunidade, mas eu não vou negar, que a Metodista dá de 10x0 na minha. [off]


Mas vamos ao que interessa.
Eu anotei aquilo que achei mais importante e vou transcrever aqui pra vocês.

As principais causas de ter que melhorar um serviço continuamente:

  • Urbanização
  • Exigências
  • Disponibilidade de capital
  • Mudanças tecnológicas.


O principal erro encontrado na prestação de serviços é a comunicação. Sempre falta informação ao cliente, daí surge a necessidade de explicar muito bem o que será feito e como será feito.
Um serviço torna-se melhor do que do que outro se tiver algo que o diferencia.
Ao contrário dos produtos, os serviços são consumidos enquanto são produzidos.

O mercado de serviços está ligado à sensações/ emoções, a preferência pelo serviço se dá pelas emoções/sensações causadas no cliente.


É preciso adaptar-se ao público alvo (vestimentas, linguagem).
O cliente precisa entender que ele está pagando o serviço e não comprando o prestador de serviço.
Os problemas devem ser solucionados o mais rápido possível.

"O essencial é invisível aos olhos"
O serviço agrega valor a um produto tangível.
Um bom serviço atrai a atenção do cliente.

Um comprador de um apartamento pediu ao vendedor, durante a compra, que pegasse um balde de água, ele não entendeu, mas pediu que alguém o trouxesse. O cliente jogou o balde de água na cozinha, alegando que precisa ver se a água não ficaria empoçada, quando lavasse a cozinha. A técnica foi acolhida e adaptada para outros apartamentos da construtora, que hoje utiliza até bolinhas de gude pra provar que a água não ficará empoçada.

"Serviços são todas as ações e reações que os clientes percebem que compram". (Fedex)

Ao contrário dos produtos, os serviços possuem 8 p's:
  1. Produto;
  2. Preço;
  3. Praça;
  4. Promoção (divulgação);
  5. Produtividade (tempo de execução dos serviços);
  6. Perceptíveis (cheiro, clima, organização);
  7. Pessoas (apresentação compatível com o serviço prestado);
  8. Processos (tempo necessário para execução do serviço).


Administrar serviços é planejar e executar, coordenando as atividades de marketing, operacional e recursos humanos. 

Caso Goldstar Beer - campanha Thanks God you're a man
É preciso entender e atender a expectativa dos clientes, não só as necessidades. 

Até porque descobrir quais destes abaixo é o perfil do cliente que você pode atender não é fácil:
  • Aliado;
  • Refém;
  • Anarquista;
  • Paciente;
  • Tolerante;
  • Intolerante;
  • Vítima;
  • Terrorista;
  • Incompetente;
  • Campeão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogli, o menino lobo

Que filme lindo! Não lembrava da estória do filme, nem se já tinha assistido a versão só em animação, mas esse filme me surpreendeu em lições de moral. A primeira em como os animais respeitam os homens e o quanto os temem também. O quanto vale ser honesto e ter um coração puro. Mogli é assim. Enquanto o urso aparenta se aproveitar de sua boa vontade ele simplesmente faz tudo da melhor forma possível. (Me identifiquei)  Depois não faz diferença se você não tem família de sangue, Mogli construiu a dele com os animais numa relação de amor e respeito.  E a cena mais linda do filme é essa da foto, eu ri de muitas mas essa fez escorrer lágrimas dos meus olhos 😓🙊 “Essa é a lei da selva, tão antiga quanto o céu que se eleva, o lobo que a seguir prosperará, mas o lobo que a quebrar morrerá. A força da alcateia é o lobo, e a força do lobo é a alcateia.” Apaixonada 😍👶👨🐯🐻🐘

Gênesis 4

  Contexto bíblico: Caim mata Abel, os descendentes de Caim, o nascimento de Sete. Você pode ler o texto completo aqui: Gênesis 4 - linguagem NVI Caim era agricultor e sua oferta ao Senhor foi o fruto da terra, Abel era pastor de ovelhas, e sua oferta foram as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. A oferta de Caim não foi aceita, pois Deus conhece o coração do homem e viu a intenção dele ao fazer a entrega. Com isso Caim, foi advertido sobre a sua reação da recusa, que se enfureceu, tramou a morte de seu irmão e o matou. Deus o amaldiçoou pela morte de Abel, e Caim amedrontado disse que assim que fosse encontrado também seria morto. Então Deus o afirmou que quem fizesse isso seria vingado 7 vezes mais. Caim teve filhos, e de sua descendência chegou até Lameque, que o matou. Assim, Lameque sofreu as 7 vezes mais, e quem o matasse seria vingado 77 vezes mais. Adão e Eva tiveram seu terceiro filho, Sete. Sete lhe deu um neto, chamo Enos. Nessa época Des c...

João 3

  Queridos (as),  Gostaria de sugerir ouviram a música "A canção do Republicano" antes dessa leitura. Vamos ler João 3, na versão NVI. 1  Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. 2  Ele veio a Jesus, à noite, e disse: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele". 3  Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". 4  Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! " 5  Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. 6  O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. 7  Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. 8  O vento sopra onde quer. Você...