Pular para o conteúdo principal

Curso de Marketing de Serviços - Metodista.

Rasgação de seda.
1º Eu nasci em SBC e nunca tinha ido pra minha cidade.
2º Ontem eu fui.
3º Tinha um curso que era importante pro desenvolvimento do meu TCC da faculdade, fiz minha inscrição e fui.
4º A faculdade é linda, e parece uma mini cidade.
5º Não desdenhando da que Deus me deu a oportunidade, mas eu não vou negar, que a Metodista dá de 10x0 na minha. [off]


Mas vamos ao que interessa.
Eu anotei aquilo que achei mais importante e vou transcrever aqui pra vocês.

As principais causas de ter que melhorar um serviço continuamente:

  • Urbanização
  • Exigências
  • Disponibilidade de capital
  • Mudanças tecnológicas.


O principal erro encontrado na prestação de serviços é a comunicação. Sempre falta informação ao cliente, daí surge a necessidade de explicar muito bem o que será feito e como será feito.
Um serviço torna-se melhor do que do que outro se tiver algo que o diferencia.
Ao contrário dos produtos, os serviços são consumidos enquanto são produzidos.

O mercado de serviços está ligado à sensações/ emoções, a preferência pelo serviço se dá pelas emoções/sensações causadas no cliente.


É preciso adaptar-se ao público alvo (vestimentas, linguagem).
O cliente precisa entender que ele está pagando o serviço e não comprando o prestador de serviço.
Os problemas devem ser solucionados o mais rápido possível.

"O essencial é invisível aos olhos"
O serviço agrega valor a um produto tangível.
Um bom serviço atrai a atenção do cliente.

Um comprador de um apartamento pediu ao vendedor, durante a compra, que pegasse um balde de água, ele não entendeu, mas pediu que alguém o trouxesse. O cliente jogou o balde de água na cozinha, alegando que precisa ver se a água não ficaria empoçada, quando lavasse a cozinha. A técnica foi acolhida e adaptada para outros apartamentos da construtora, que hoje utiliza até bolinhas de gude pra provar que a água não ficará empoçada.

"Serviços são todas as ações e reações que os clientes percebem que compram". (Fedex)

Ao contrário dos produtos, os serviços possuem 8 p's:
  1. Produto;
  2. Preço;
  3. Praça;
  4. Promoção (divulgação);
  5. Produtividade (tempo de execução dos serviços);
  6. Perceptíveis (cheiro, clima, organização);
  7. Pessoas (apresentação compatível com o serviço prestado);
  8. Processos (tempo necessário para execução do serviço).


Administrar serviços é planejar e executar, coordenando as atividades de marketing, operacional e recursos humanos. 

Caso Goldstar Beer - campanha Thanks God you're a man
É preciso entender e atender a expectativa dos clientes, não só as necessidades. 

Até porque descobrir quais destes abaixo é o perfil do cliente que você pode atender não é fácil:
  • Aliado;
  • Refém;
  • Anarquista;
  • Paciente;
  • Tolerante;
  • Intolerante;
  • Vítima;
  • Terrorista;
  • Incompetente;
  • Campeão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogli, o menino lobo

Que filme lindo! Não lembrava da estória do filme, nem se já tinha assistido a versão só em animação, mas esse filme me surpreendeu em lições de moral. A primeira em como os animais respeitam os homens e o quanto os temem também. O quanto vale ser honesto e ter um coração puro. Mogli é assim. Enquanto o urso aparenta se aproveitar de sua boa vontade ele simplesmente faz tudo da melhor forma possível. (Me identifiquei)  Depois não faz diferença se você não tem família de sangue, Mogli construiu a dele com os animais numa relação de amor e respeito.  E a cena mais linda do filme é essa da foto, eu ri de muitas mas essa fez escorrer lágrimas dos meus olhos 😓🙊 “Essa é a lei da selva, tão antiga quanto o céu que se eleva, o lobo que a seguir prosperará, mas o lobo que a quebrar morrerá. A força da alcateia é o lobo, e a força do lobo é a alcateia.” Apaixonada 😍👶👨🐯🐻🐘

A Bíblia em 3 versículos

Eu tentei ler a Bíblia todos os dias, foi difícil seguir um cronograma de três capítulos por dia. Então pra não deixar de ler, aprender e viver cada palavra do Senhor pra minha vida, reduzi a quantidade diária pra ter versículos. Em modo aleatório três versículos eu lerei por dia. Vou postar todos eles, afinal quero que vocês também leiam, aprendam e vivam cada uma delas. De fé em fé, de glória em glória, uma carreira de vitória.

Sobre os tiques azuis...

é galera, tão falando muito dessa atualização do WhatsApp. Não sei porque o espanto. Mesmo. A pessoa que via e não respondia não será coagida a responder agora por causa desse anuncio. Independentemente, acredito que as pessoas deveriam ser menos egoístas e individualistas. Entender que cada pessoa tem sua particularidade e que imprevistos podem ocorrer, enfim, a pessoa pode simplesmente "ignorar" pra não responder mal. Nem todo mundo é tão ruim. E como em todas as situações da nossa vida, devemos saber lidar com o tempo do outro. Seja pra ter acesso a internet, como tempo para responder, ou vontade para fazer isso de bom grado. Acho injusto julgar alguem por isso apenas. E infelizmente isso será "motivo" para muitas discussões entre amigos, casais e rivais, porque não. Tudo vira motivo para não nos esforçarmos a falar pessoalmente. Tudo é recalque. Tudo é desculpa para não sermos mais amáveis. Digo aqui a mesma coisa que disse para uns amigos "isso...