Pular para o conteúdo principal

TCC de Informática

Esperei mais de uma semana pra conseguir escrever esse texto, mas agora saiu.

Dessa vez não vou resumir nada. Talvez alguém não goste do que lerá nas próximas linhas, mas eu não estou nem aí, essa é a minha percepção e eu não faço tipo pra agradar.
Talvez eu não mencione nomes, mas quem é sabe! rs.
Pra que vocês entendam tudo o que passamos, vou contar TUDO.
Entrei no curso querendo aprender OFFICE, Linux, configuração e manutenção de pc's. O que eu não sabia era que o foco do curso era PROGRAMAÇÃO.
No primeiro semestre foi tudo de boa, quase não tive dificuldades em desenvolver as atividades, era tudo basicão.
No segundo semestre, começamos a pensar no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e planejá-lo. Não foi uma tarefa tão difícil, e a primeira parte do projeto foi alcançada com sucesso.
Pra quem não sabe o tema do meu TCC foi o desenvolvimento do site para a ETEC Heliópolis, a escola onde eu fiz o curso.
No terceiro semestre as dificuldades começaram a surgir, e tentamos de várias formas dispor o máximo de informação possível no nosso projeto. Na segunda pré-banca (outubro/2010), tivemos que engolir coisas como "eu não compraria" e "isso tá parecendo uma apresentação de powerpoint".
Mas não abaixamos a cabeça, repensamos o design e criamo outro site. Já na última semana toda a programação feita em PHP e MySql não rodava para nos testarmos e às pressas migramos todo o projeto para ASP e Access.
No dia da banca final (02/12/2010) estávamos super nervosas e com medo de sermos o único grupo a apresentar o projeto incompleto.
Mas para honra e glória do Senhor Jesus, que age perfeitamente junto ao Pai em nosso favor, quando nos entregamos a ELE, a palavra ministrada na minha igreja foi sobre CONFIAR EM DEUS.
Confesso que eu "comi" essa palavra por todos os dias da semana da apresentação.
E como Deus faz hoje para entedermos amanhã, não sabíamos o que estaria por vir.
Naquela semana profetizei sobre as nossas vidas todos os dias a música Grandes coisas do Fernandinho e não me esqueci nem por um minuto a palavra sobre a confiança que devemos ter em Deus.
O primeiro grupo a apresentar o projeto foi o BiblioFox, ainda com o projeto inacabado, erros na conexão com banco de dados, o que os obrigaram a ter que reapresentar na semana seguinte e ouvir críticas, muitas críticas.
O segundo grupo foi o ProFrequencia, também com problemas no banco de dados, mas com um design e com a lógica impecáveis, ouviram alguns conselhos e elogios.
O terceiro grupo foi o meu, o Site. Estávamos apreensivas. Apresentamos o projeto ainda inacabado mas com o banco de dados funcionando sem erros.
O quarto grupo foi o InfoPoint, eles estavam tão seguros do que falavam que questionaram a banca, e um dos integrantes em um "surto" discustiu com um dos avaliadores. CORAJOSO! Eu jamais faria isso com alguém que poderia zerar minha nota e mais velho, experiente e conceituado.
Entre tudo o que aconteceu, o nosso projeto foi mais elogiado da turma, o melhor aceito pelos avaliadores. E fomos defendidas pela nossa orientadora Profª Áquila quando alguns alunos do 2º semestre que também tem o site da escola como TCC questionaram o fato de nós colocarmos links do Twitter, facebook, Orkut e YouTube nbo site da Escola, e também pela nossa Diretora Soraya, quando um dos professores sugeriram uma alteração na disposição do texto que estava sublinhado.
Intrigas, angústias e desesperos à parte, fiquei muito orgulhosa do meu projeto. pelo meu grupo, que unido sobreviveu a elogios e críticas, e conseguiu suprir a necessidade do nosso cliente.
O nosso projeto foi aprovado pelos 9 avaliadores da banca, talvez teremos a melhor nota (MB) e é certeza que ele será implantado pela ETEC Heliópolis - palavra da Diretora.
Agora aguardamos o contato da Diretora para conversarmos e a entrega dos documentos finais para a tão esperada conclusão do curso, e assinar o protocolo do pedido do certificado.
Hoje eu compreendo a vontade de Deus.
Durante 1 ano e 6 meses de curso aprendi a me defender, a ver a maldade das pessoas - eu era muito inocente mesmo - o curso foi realmente a escolinha do mercado de trabalho que eu ainda não conhecia, já que eu fui agraciada por Deus com um emprego em que as pessoas não tentam ferrar as outras.
Quanto ao conhecimento técnico que conquestei lá, vou usá-lo quando eu administrar uma empresa de informática. Não tenho medo de sonhar com Itautec, IBM, Microsoft, como eu falei pro Maycon, eu sou humilde, mas não penso PEQUENO. Pra mim o céu é o limite, um limite que eu quebro toda vez que eu ORO.
Eu não desisto, eu vou mais longe, eu sirvoao Dues que criou o universo, as pessoas e controla e ama a vida daqueles que se entregam a Ele.
Pai, contigo eu vou mais longe, perco o medo, anseio e busco o grande.

"Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.
Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração".
 
(Jeremias 29:11-13)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogli, o menino lobo

Que filme lindo! Não lembrava da estória do filme, nem se já tinha assistido a versão só em animação, mas esse filme me surpreendeu em lições de moral. A primeira em como os animais respeitam os homens e o quanto os temem também. O quanto vale ser honesto e ter um coração puro. Mogli é assim. Enquanto o urso aparenta se aproveitar de sua boa vontade ele simplesmente faz tudo da melhor forma possível. (Me identifiquei)  Depois não faz diferença se você não tem família de sangue, Mogli construiu a dele com os animais numa relação de amor e respeito.  E a cena mais linda do filme é essa da foto, eu ri de muitas mas essa fez escorrer lágrimas dos meus olhos 😓🙊 “Essa é a lei da selva, tão antiga quanto o céu que se eleva, o lobo que a seguir prosperará, mas o lobo que a quebrar morrerá. A força da alcateia é o lobo, e a força do lobo é a alcateia.” Apaixonada 😍👶👨🐯🐻🐘

Gênesis 4

  Contexto bíblico: Caim mata Abel, os descendentes de Caim, o nascimento de Sete. Você pode ler o texto completo aqui: Gênesis 4 - linguagem NVI Caim era agricultor e sua oferta ao Senhor foi o fruto da terra, Abel era pastor de ovelhas, e sua oferta foram as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. A oferta de Caim não foi aceita, pois Deus conhece o coração do homem e viu a intenção dele ao fazer a entrega. Com isso Caim, foi advertido sobre a sua reação da recusa, que se enfureceu, tramou a morte de seu irmão e o matou. Deus o amaldiçoou pela morte de Abel, e Caim amedrontado disse que assim que fosse encontrado também seria morto. Então Deus o afirmou que quem fizesse isso seria vingado 7 vezes mais. Caim teve filhos, e de sua descendência chegou até Lameque, que o matou. Assim, Lameque sofreu as 7 vezes mais, e quem o matasse seria vingado 77 vezes mais. Adão e Eva tiveram seu terceiro filho, Sete. Sete lhe deu um neto, chamo Enos. Nessa época Des c...

João 3

  Queridos (as),  Gostaria de sugerir ouviram a música "A canção do Republicano" antes dessa leitura. Vamos ler João 3, na versão NVI. 1  Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. 2  Ele veio a Jesus, à noite, e disse: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele". 3  Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". 4  Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! " 5  Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. 6  O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. 7  Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. 8  O vento sopra onde quer. Você...