Pular para o conteúdo principal

Gênesis 4

 

Contexto bíblico: Caim mata Abel, os descendentes de Caim, o nascimento de Sete.

Você pode ler o texto completo aqui:

Gênesis 4 - linguagem NVI

Caim era agricultor e sua oferta ao Senhor foi o fruto da terra, Abel era pastor de ovelhas, e sua oferta foram as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho.

A oferta de Caim não foi aceita, pois Deus conhece o coração do homem e viu a intenção dele ao fazer a entrega. Com isso Caim, foi advertido sobre a sua reação da recusa, que se enfureceu, tramou a morte de seu irmão e o matou.

Deus o amaldiçoou pela morte de Abel, e Caim amedrontado disse que assim que fosse encontrado também seria morto. Então Deus o afirmou que quem fizesse isso seria vingado 7 vezes mais.

Caim teve filhos, e de sua descendência chegou até Lameque, que o matou.

Assim, Lameque sofreu as 7 vezes mais, e quem o matasse seria vingado 77 vezes mais.

Adão e Eva tiveram seu terceiro filho, Sete. Sete lhe deu um neto, chamo Enos.

Nessa época Des começou a ser invocado.

 

Nesse capítulo temos alguns pontos importantes:

1.       Deus conhece nosso coração e recebe as ofertas feitas com amor, mas rejeita as que são feitas de qualquer jeito, somente por fazer.

2.       As comparações nos levam a sentimentos ruins, Caim sentiu inveja de Abel ao não ter sua oferta aceita.

3.       Sentimentos ruins nos levam a pensamentos ruins, Caim planejou a morte de Abel.

4.       Pensamentos ruins nos levam a atitudes ruins, Caim matou Abel.

5.       Toda atitude ruim tem sua consequência, aqui vemos mais uma consequência ruim diante de uma decisão errada.

Quando você cultivar a terra, esta não lhe dará mais da sua força. Você será um fugitivo errante pelo mundo". (vers. 12)

6.       Caim foi amaldiçoado pelo mal que fez ao seu irmão, mas Deus era Deus ainda, e da mesma forma prometeu que amaldiçoaria quem o fizesse mal. Assim aconteceu com Lameque.

Mas o Senhor lhe respondeu: "Não será assim; se alguém matar Caim, sofrerá sete vezes a vingança". E o Senhor colocou em Caim um sinal, para que ninguém que viesse a encontrá-lo o matasse. (vers. 15)

7.       A maldade do seu coração pode ser carregada por gerações na sua família. Lameque era descendente de Caim, e errou na mesma coisa.

Disse Lameque às suas mulheres: "Ada e Zilá, ouçam-me; mulheres de Lameque, escutem minhas palavras: Eu matei um homem porque me feriu, e um menino, porque me machucou.
Se Caim é vingado sete vezes, Lameque o será setenta e sete". (vers. 23 e 24)

8.       Ciclos destrutivos precisam ser quebrados. Será que Sete nasceu com esse próposito? Veremos nas próximas leituras

 

Graça e Paz

JS230820211618

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogli, o menino lobo

Que filme lindo! Não lembrava da estória do filme, nem se já tinha assistido a versão só em animação, mas esse filme me surpreendeu em lições de moral. A primeira em como os animais respeitam os homens e o quanto os temem também. O quanto vale ser honesto e ter um coração puro. Mogli é assim. Enquanto o urso aparenta se aproveitar de sua boa vontade ele simplesmente faz tudo da melhor forma possível. (Me identifiquei)  Depois não faz diferença se você não tem família de sangue, Mogli construiu a dele com os animais numa relação de amor e respeito.  E a cena mais linda do filme é essa da foto, eu ri de muitas mas essa fez escorrer lágrimas dos meus olhos 😓🙊 “Essa é a lei da selva, tão antiga quanto o céu que se eleva, o lobo que a seguir prosperará, mas o lobo que a quebrar morrerá. A força da alcateia é o lobo, e a força do lobo é a alcateia.” Apaixonada 😍👶👨🐯🐻🐘

A Bíblia em 3 versículos

Eu tentei ler a Bíblia todos os dias, foi difícil seguir um cronograma de três capítulos por dia. Então pra não deixar de ler, aprender e viver cada palavra do Senhor pra minha vida, reduzi a quantidade diária pra ter versículos. Em modo aleatório três versículos eu lerei por dia. Vou postar todos eles, afinal quero que vocês também leiam, aprendam e vivam cada uma delas. De fé em fé, de glória em glória, uma carreira de vitória.

5º Celebrai - Retratos do Tempo

“Retratos do Tempo é uma reflexão sobre o Tempo que o ser humano tem levado. Tempo este que não para, mas que no seu decorrer nos deixa marcas, lembranças, saudades afim de que não nos esqueçamos de que para tudo tem um tempo determinado. Mas quando “O Senhor do tempo” pedi para ele parar, e buscar essas lembranças e marcas que se perderam no interior do ser humano, é ai que nossa aventura começa pois junto com os seus nove elementos uma busca pelos Retratos do Tempo vai começar.”                                (por CIA Vivian Lazzerini) 1.        Retrato de inocência 1.        Retrato do que plantamos 1.        Retrato de comunhão 1.        Retrato de amizade 1.        Retrato de perdão   1.        Retrato de amo...