Pular para o conteúdo principal

Curso de Marketing de Serviços - Metodista.

Rasgação de seda.
1º Eu nasci em SBC e nunca tinha ido pra minha cidade.
2º Ontem eu fui.
3º Tinha um curso que era importante pro desenvolvimento do meu TCC da faculdade, fiz minha inscrição e fui.
4º A faculdade é linda, e parece uma mini cidade.
5º Não desdenhando da que Deus me deu a oportunidade, mas eu não vou negar, que a Metodista dá de 10x0 na minha. [off]


Mas vamos ao que interessa.
Eu anotei aquilo que achei mais importante e vou transcrever aqui pra vocês.

As principais causas de ter que melhorar um serviço continuamente:

  • Urbanização
  • Exigências
  • Disponibilidade de capital
  • Mudanças tecnológicas.


O principal erro encontrado na prestação de serviços é a comunicação. Sempre falta informação ao cliente, daí surge a necessidade de explicar muito bem o que será feito e como será feito.
Um serviço torna-se melhor do que do que outro se tiver algo que o diferencia.
Ao contrário dos produtos, os serviços são consumidos enquanto são produzidos.

O mercado de serviços está ligado à sensações/ emoções, a preferência pelo serviço se dá pelas emoções/sensações causadas no cliente.


É preciso adaptar-se ao público alvo (vestimentas, linguagem).
O cliente precisa entender que ele está pagando o serviço e não comprando o prestador de serviço.
Os problemas devem ser solucionados o mais rápido possível.

"O essencial é invisível aos olhos"
O serviço agrega valor a um produto tangível.
Um bom serviço atrai a atenção do cliente.

Um comprador de um apartamento pediu ao vendedor, durante a compra, que pegasse um balde de água, ele não entendeu, mas pediu que alguém o trouxesse. O cliente jogou o balde de água na cozinha, alegando que precisa ver se a água não ficaria empoçada, quando lavasse a cozinha. A técnica foi acolhida e adaptada para outros apartamentos da construtora, que hoje utiliza até bolinhas de gude pra provar que a água não ficará empoçada.

"Serviços são todas as ações e reações que os clientes percebem que compram". (Fedex)

Ao contrário dos produtos, os serviços possuem 8 p's:
  1. Produto;
  2. Preço;
  3. Praça;
  4. Promoção (divulgação);
  5. Produtividade (tempo de execução dos serviços);
  6. Perceptíveis (cheiro, clima, organização);
  7. Pessoas (apresentação compatível com o serviço prestado);
  8. Processos (tempo necessário para execução do serviço).


Administrar serviços é planejar e executar, coordenando as atividades de marketing, operacional e recursos humanos. 

Caso Goldstar Beer - campanha Thanks God you're a man
É preciso entender e atender a expectativa dos clientes, não só as necessidades. 

Até porque descobrir quais destes abaixo é o perfil do cliente que você pode atender não é fácil:
  • Aliado;
  • Refém;
  • Anarquista;
  • Paciente;
  • Tolerante;
  • Intolerante;
  • Vítima;
  • Terrorista;
  • Incompetente;
  • Campeão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O pudim estragado

Que todo dia é uma nova oportunidade de ser mais feliz, de continuar a escrever nossa história, de fazer alguém mais feliz, de deixar histórias pra contar todo mundo sabe, eu só não sabia que eu faria um pudim estragado. Como assim um pudim estragado? Eu inventei de fazer um pudim pro meu cunhadin Luzin, ai a ciumenta da minha mãe começou a por defeitos pra me desanimar, mas eu sou mais teimosa do que ela econtinuei a fazer o pudim. Depois de uma hora (mais ou menos) no fogo, ela destampou e disse: "Esse pudim não tá bom não!", quando olhei achei lindo. Ela num ataque de raiva chegou a dizer que ele tava sem sem açúcar, roxo, estragado e  quase virou meu pudim com forma e tudo na pia... Ela saiu pra resolver umas coisas, esperei duas horas e desenformei. Ficou assim bonito, olhem para a foto e reparem o tanto que calda que ele tinha (#meuDeus).

Mogli, o menino lobo

Que filme lindo da porra pqp! Desculpem-me mas não estou medindo minhas palavras rs Não lembrava da estória do filme, nem se já tinha assistido a versão só em animação, mas esse filme me surpreendeu em lições de moral. A primeira em como os animais respeitam os homens e o quanto os temem também. O quanto vale ser honesto e ter um coração puro. Mogli é assim. Enquanto o urso aparenta se aproveitar de sua boa vontade ele simplesmente faz tudo da melhor forma possível. (Me identifiquei)  Depois não faz diferença se você não tem família de sangue, Mogli construiu a dele com os animais numa relação de amor e respeito.  E a cena mais linda do filme é essa da foto, eu ri de muitas mas essa fez escorrer lágrimas dos meus olhos 😓🙊 “Essa é a lei da selva, tão antiga quanto o céu que se eleva, o lobo que a seguir prosperará, mas o lobo que a quebrar morrerá. A força da alcateia é o lobo, e a força do lobo é a alcateia.” Apaixonada 😍👶👨🐯🐻🐘

Ficha suja

RECEBI ISSO NO E-MAIL. É UMA LISTA DOS POLÍTICOS "FICHA SUJA", PARA QUE NÓS QUE TRABALHAMOS, QUE ESTUDAMOS, E QUE BATALHAMOS PRA TER NOSSO $ DE FORMA DECENTE NUNCA MAIS COLOQUEMOS ESSES NOMES COMO NOSSOS REPRESENTANTES!!!!!  SEGUE... VALE TAMBÉM NÃO SE ESQUECER DO DIA DO BASTA DE CORUPÇÃO!!!! EM UM CERTO 21 DE ABRIL TIRADENTES PERDEU A VIDA PELA CAUSA DE TERMOS QUE PAGAR "SÓ" 20% DE IMPOSTO... ATUALMENTE PAGAMOS CERCA DE 50% E NÃO ESTAMOS FAZENDO NADA! ACORDA BRASIL Pra não quebrar a corrente... faço minha parte...e você? Vai encarar ou vai correr? SE CADA UM DE NÓS ENVIAR ESSA  LISTA PARA 10 AMIGOS E TODOS TIVERMOS CONSCIÊNCIA, EM 6 RODADAS TEREMOS DIVULGADO PARA 1.000.000 (HUM MILHÃO) DE BRASILEIROS.   VAMOS LÁ! ID NOME CARGO PARTIDO ACUSAÇÃO OU CRIME A QUE RESPONDE 1 ABELARDO LUPION Deputado PFL-PR Sonegação Fiscal 2 ADEMIR PRATES Deputado PDT-MG Falsidade Ideológica 3 AELTON FREITAS Senador PL-MG Crime de Responsabilidade e Estelionato 4 AIRTO